quarta-feira, 18 de março de 2009

Meninos

Nem sempre é possível manter a distância emocional de pessoas retratadas em matérias jornalísticas. Quanto tem criança na história então, o envolvimento, no meu caso, é bem grande. Já aconteceu algumas vezes e para falar a verdade não vejo problema nenhum nisso.

Acompanhei, por exemplo, o drama do menino Sinclair, vítima de um raro câncer no cérebro desde muito pequeno. Ele viveu até os dez anos, passou por várias cirurgias e era uma criança esperta e carinhosa.

Conheci Sinclair e os pais quando a família acabara de receber a pior notícia de suas vidas. O tumor estava muito grande, não havia chance de sobrevivência, o menino deveria ser feliz nas semanas que restavam.

Os pais procuraram o jornal para pedir uma corrente de orações. O pedido e a história de Sinclair foram divulgados e, a partir daí, acompanhei o curto resto de sua vida. Foi muito triste. A última vez que vi Andréa, a mãe, ela vestia uma camiseta com o rosto do filho estampado e carregava o boneco do Banana de Pijamas, uma espécie de amuleto que acompanhou Sinclair em todas as cirurgias. Ele já tinha morrido.

Um caso mais alegre, apesar de cheio de sobressaltos, é o do pequeno Thiago, de apenas três anos. Ele nasceu com a chamada síndrome do meio coração, passou por três cirurgias, faz tratamento pesado e diversas terapias. Thiago está nas páginas do BOM DIA desde que era um bebezinho. A vida dele é quase um milagre. Por causa de uma matéria que assinei, conseguiu vaga numa escola particular - outra instituição havia rejeitado o menino por ele ser especial. Quase toda semana fico sabendo alguma novidade sobre o pequeno grande valente.

E agora ele começou a andar, o que levou muita gente a ficar emocionada. Thiago só conseguia se locomover usando uma motoca. Agora dá passados usando um andador, um grande progresso para o pequeno.

Nossa, é uma notícia positiva que vale o dia, a semana, o mês... Fiquei com lágrimas nos olhos.

Vejam o vídeo

Nenhum comentário: