Ah, tem mais uma coisa que gosto no Serra. Ele enfrenta forças poderosas quando tem uma convicção. Vi isso uma vez em Itaici, em reunião da Pastoral da Saúde da Igreja Católica.
Era uma reunião grande, com presença de bispos, muitos padres, leigos, profissionais da saúde e representante oficial do Vaticano. O assunto: a posição conservadora - e absurda! - da igreja em relação ao uso da camisinha.
Os católicos que trabalham no dia-a-dia com portadores do vírus HIV concluíram que estava na hora da igreja defender o uso da camisinha como forma de combater a doença. Prepararam até material impresso com essa orientação. Distribuíram o material e fizeram discursos inteligentes sobre o tema.
Até a chegada do representante do Vaticano, que mudou tudo. O material sumiu, os discursos mudaram, a igreja brasileira vergonhosamente voltou atrás e passou a criticar o uso da camisinha, como faz o pré-histórico Vaticano.
Então ministro da Saúde, Serra participou do evento e, dentro dos domínios poderosos do catolicismo, reafirmou o que todo mundo sabe - ou deveria saber: a camisinha deve ser usada para prevenir o contágio da Aids sim e os religiosos de todos os naipes falam besteira quando divulgam o contrário.
Foi importante a fala dele, assim como a de D. Paulo Evaristo, que discursou defendendo a vida.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário