Hoje morreu Ian, o bebê que provocou uma mobilização iniciada pela própria mãe, Marcia, médica veterinária do Rio de Janeiro.
Marcia descobriu, durante a gestão, que o filho tinha a síndrome do meio coração, quando a parte esquerda do órgão não se desenvolve.
Na internet, encontrou outras crianças com o mesmo problema, entre elas Thiago, aqui de Bauru, que foi operado pelo médico José Pedro da Silva e hoje tem quase três anos.
José Pedro, um cardiologista brilhante de São Paulo, não atende por convênios médicos. Mas há a possibilidade de acordos e também de recursos à Justiça para garantir que as crianças sejam operadas.
Marcia precisou lutar bastante para que seu plano de saúde aceitasse fazer o acordo. Ela criou um blog, o Meio Coração, onde relata a trajetória do pequeno Ian. O caso repercutiu, várias matérias jornalísticas foram feitas e a empresa do plano de saúde aceitou pagar o tratamento do bebê, que precisaria de três cirurgias, uma logo após o nascimento.
Marcia e a família comemoraram e Ian nasceu terça-feira, em condições melhores do que as esperadas. Infelizmente, o coração dele, muito frágil, não aguentou. Ele morreu hoje, às 12h30, sem que a mãe sequer visse os olhos abertos do menino.
Conheci a história porque acompanho a vida de Thiago, chamado de pequeno grande guerreiro pela família. Ontem, entrevistei Marcia para uma matéria sobre mães blogueiras e a rede de solidariedade que elas formam. Hoje cheguei para trabalhar e vi o recado sobre o luto no MSN de Adriana, a mãe de Thiago.
É tão triste... E também impressionante. Ontem, no blog, a mãe de Ian pediu orações para o filho, que havia sofrido uma parada cardíaca. Hoje escreveu sobre a morte e disse que ele a fez redescobrir a vida e constatar que a solidariedade existe.
Marcia escreveu poucas horas após a despedida do filho. Recebe sem parar dezenas de manifestações de pesar, desejos de que tenha força para continuar alegre para a filha mais velha, uma menininha chamada Mel.
É também o que espero para a mãe de Ian.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Cris! Acabei de ver o endereço do seu blog no nick do seu msn e vim correndo para dar uma olhada. Bem, a notícia aqui estampada não aquela que desejavamos ver, pois a morte de um bebê é uma coisa muito dolorosa de se saber. Eu realmente fiquei tocada pela notícia. Esrero que a Márcia tenha muita força para superar esse momento tão difícil e que ela perceba que todos nós, mesmo de longe estamos ao lado dela.
Sobre o post das livrarias eu queria fazer uma correção (eu acho) é que a livraria do shopping é a Empório Cultural, e não Jalovi. Mas é como nós haviamos conversado, Bauru não tem a mínina estrutura para os leitores. O que temos aqui é o que chamamos de "dar pro gasto" e nem isso direito. É uma pena, deviam mesmo investir mais nisso.
Parabéns pelo blog, está ótimo! Sucesso! Beijos: Melissa.
Oi Mell,
Falei Jalovi porque, se não me engano, é o mesmo dono. Mas é verdade, o nome é outro. E ela é um "pouco" melhorzinha. Beijos.
Postar um comentário