Preciso escrever sobre isso porque, na campanha eleitoral, tinha um blog bastante acessado à disposição e fiz vários elogios ao PV, partido que demonstrava estar unido, com propostas concretas e distante das baixarias que marcaram boa parte da disputa.
Pois agora, depois da eleição para a mesa diretora da Câmara, fiquei com uma má impressão do partido. E não foi só porque Natalino da Silva, o único vereador verde, não seguiu o acordo partidário e votou em outro nome em troca da vice-presidência do Legislativo.
Na verdade, até agora não entendi porque o PV fechou questão em torno do nome apoiado pela oposição - Chiara Ranieri, vereadora no primeiro mandato, eleita pelo DEM.
Um rascunho de argumento é que o partido queria o equilíbrio entre os poderes e daí a decisão de eleger uma presidente da oposição. Não dá para acreditar. Se fosse isso, não seriam necessárias as várias reuniões pré-eleição. Bastaria decidir que o partido votaria na oposição, para garantir o tão desejado equilíbrio.
Mas o que mais me incomoda é a sensação de que a cúpula do PV vê Natalino apenas como instrumento para exercer o naco de poder que conquistou nas eleições municipais. Posso estar muito enganada, mas sinto que, para o partido, o vereador da Pousada da Esperança não tem o mesmo peso político que o educador que representa os verdes da região em Brasília, que o médico que preside a legenda em Bauru e que o ambientalista que disputou a eleição para prefeito.
Desde o primeiro dia pós-eleição Natalino parece mais propenso a apoiar o governo de Rodrigo Agostinho, pelo menos na primeira fase, do que juntar-se à oposição. Então, o que aconteceu? Ele foi voto vencido? Se foi, quando aconteceu a reunião da executiva verde que decidiu votar com os opositores? Porque a decisão não foi divulgada, o que combinararia com a transparência adotada pelo partido na campanha eleitoral? Onde está o PV democrático e que comemorou a eleição de um líder popular para a Câmara?
Tudo isso não está estranho?
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Cristina achei seu blog pelo Henrique e sobre esse tema vai aqui minhas considerações.
É tudo uma grande palhaçada este circo politico, sou chamado de chato quando faço minhas criticas mas pq conheço muito bem os bastidores da politica, ninguem é sincero Cristina, dizem coisas lindas, mas a realidade é outra, é um jogo sujo, nesse caso todo o processo foi nojento, o PV apoiar o DEM e o Natalino aceitar mudar o voto a troco de cargo na mesa.
Mas estou evitando comentar essas coisas pq já encheu o saco, toda vez é a mesma coisa, bobos os que ainda acreditam em mudança dentro desta estrutura. Depois dessa do pastor eleito, que venha o inferno.
Marcos Paulo
Postar um comentário